Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Coesão

Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.


Observe a coesão presente no texto a seguir:


“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”


[JORDÃO, R., BELLEZI, C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566]

As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto. Há vários recursos que respondem pela coesão do texto, os principais são:


- Palavras de transição: são palavras responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais.


Veja algumas palavras e expressões de transição e seus respectivos sentidos:

- inicialmente (começo, introdução) - primeiramente (começo, introdução) - primeiramente (começo, introdução) - antes de tudo (começo, introdução) - desde já (começo, introdução) - além disso (continuação) - do mesmo modo (continuação) - acresce que (continuação) - ainda por cima (continuação) - bem como (continuação) - outrossim (continuação) - enfim (conclusão) - dessa forma (conclusão) - em suma (conclusão) - nesse sentido (conclusão) - portanto (conclusão) - afinal (conclusão) - logo após (tempo) - ocasionalmente (tempo) - posteriormente (tempo) - atualmente (tempo) - enquanto isso (tempo) - imediatamente (tempo) - não raro (tempo) - concomitantemente (tempo) - igualmente (semelhança, conformidade) - segundo (semelhança, conformidade) - conforme (semelhança, conformidade) - assim também (semelhança, conformidade) - de acordo com (semelhança, conformidade) - daí (causa e consequência) - por isso (causa e consequência) - de fato (causa e consequência) - em virtude de (causa e consequência) - assim (causa e consequência) - naturalmente (causa e consequência) - então (exemplificação, esclarecimento) - por exemplo (exemplificação, esclarecimento) - isto é (exemplificação, esclarecimento) - a saber (exemplificação, esclarecimento) - em outras palavras (exemplificação, esclarecimento) - ou seja (exemplificação, esclarecimento) - quer dizer (exemplificação, esclarecimento) - rigorosamente falando (exemplificação, esclarecimento).

Ex.: A prática de atividade física é essencial ao nosso cotidiano. Assim sendo, quem a pratica possui uma melhor qualidade de vida.


- Coesão por referência: existem palavras que têm a função de fazer referência, são elas: - pronomes pessoais: eu, tu, ele, me, te, os... - pronomes possessivos: meu, teu, seu, nosso... - pronomes demonstrativos: este, esse, aquele... - pronomes indefinidos: algum, nenhum, todo... - pronomes relativos: que, o qual, onde... - advérbios de lugar: aqui, aí, lá...

Ex.: Marcela obteve uma ótima colocação no concurso. Tal resultado demonstra que ela se esforçou bastante para alcançar o objetivo que tanto almejava.


- Coesão por substituição: substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.


Ex.: Porto Alegre pode ser substituída por “a capital gaúcha”; Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos Escravos”; João Paulo II: Sua Santidade; Vênus: A Deusa da Beleza.

Ex.: Castro Alves é autor de uma vastíssima obra literária. Não é por acaso que o "Poeta dos Escravos" é considerado o mais importante da geração a qual representou.

Assim, a coesão confere textualidade aos enunciados agrupados em conjuntos.


[Marina Cabral - Especialista em Língua Portuguesa - Equipe Brasil Escola]


Veja outras palavras também em:


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto de Pesquisa: outras considerações

I. Finalidades do projeto de pesquisa



- mapear o caminho a ser seguido durante a investigação
- permitir que outros membros da comunidade acadêmica possam conhecer o trabalho e emitir opiniões sobre o mesmo
- facilitar a busca de suporte financeiro



II. Questões essenciais presentes no projeto



- o que pesquisar ? (definição do problema, hipóteses e bases teóricas)
- por que pesquisar ? (justificativa quanto à escolha do tema)
- para que pesquisar ? (objetivos e propósitos do estudo)
- como pesquisar ? (metodologia utilizada)
- quando pesquisar ? ( cronograma de execução)
- pesquisado por quem ? (equipe, pesquisadores, coordenadores, orientadores, entrevistadores etc)



III. Critérios a serem atendidos pelo projeto



- relevância social
- quais as consequências da realização deste projeto para a sociedade ?
- quem se beneficiará com o projeto ?
- quais foram as prioridades do pesquisador na escolha do tema ?
- qual parcela da população seria beneficiada com o projeto ?



- relevância científica
- trará novos conhecimentos ?
- indicará com clareza o estado atual do conhecimento a respeito de um determinado assunto ?
- poderá gerar novas aplicações ou tecnologias ?



IV. O problema de pesquisa



- Um problema é uma questão que pergunta como as variáveis estão interrelacionadas


- Indagações sobre a escolha do tema
- em que sentido o problema é original ?
- terei condições de executar o projeto ?
- tenho recursos materiais e financeiros para a investigação ?
- terei tempo suficiente para finalizar a investigação ?



- Regras para a formulação do problema de pesquisa



1. deve ser formulado sob a forma de pergunta


- é mais direto


- facilita a identificação do leitor



2. a questão deve ser especificada com clareza


- deve-se evitar questões gerais, de grande amplitude, pois tais questões não fornecem direções para a busca de respostas



3. o problema deve ser claro e preciso quanto aos termos, pois a linguagem é semanticamente muito rica e um mesmo termo pode possuir várias conotações



4. os termos do problema devem ser observáveis, mesmo que de forma indireta e deve expressar relações entre duas ou mais variáveis



5. o problema deve ser apresentado de uma forma que implique possibilidades de testagem empírica







Dúvidas? Mandem e-mail e discutiremos juntos!



Grata!

Hipótese em Monografia

Hipótese é a antevisão de algo que se pretende provar ao longo da pesquisa (seja monografia, dissertação ou tese).

A hipótese deve ser apresentada no projeto em três ou quatro linhas;


ou


Hipótese é sinônimo de suposição.

Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tenta responder ao Problema levantado pelo tema escolhido para pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese).

É uma pré-solução para o Problema levantado.

O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.



...

Errata

A errata deve ser logo em seguida da folha de rosto, se houver erro e, encartada ou avulsa acrescida ao trabalho depois de impresso

ou

Lista de erros com natureza tipográfica ou não com as devidas correções, indicando-se as páginas e ou linhas em que aparecem. É impressa em papel avulso, com a referência da publicação e deve ser inserida como encarte após a folha de rosto

ou

Embora seja uma parte opcional no trabalho, a errata pode ser uma ferramenta valiosa para compensar algum escorregão que passou pelo processo de impressão. Ela deve ser posicionada logo depois da folha de rosto. Para localizar o erro é preciso usar uma referência em que se informe a página e a linha onde se encontre o erro. Em seguida expõe-se o texto da errata e imediatamente ao lado a correção.

Ex.:


Folha Linha Onde se lê Leia-se
32 3 publiação publicação



No caso de você usar uma frase de um autor e não citá-lo, não pode fazer uma errata. Será considerado plágio. No entanto, você tem algumas opções:

1) Explicar na banca o seu erro antes que seja "descoberto" e pedir pra
fazer o ajuste antes da entrega final (monografia já encadernada);

2) Pedir orientações ao seu orientador e perguntar como arrumar o seu erro;

3) Assumir o seu erro e ajustá-lo às normas.

Não esqueça!! Se copiar uma frase de até 3 linhas, inclua a frase no texto corrente entre
"aspas" e se for mais de 3 linhas, faça o recuo de 4 cm com fonte 10, a partir da margem esquerda. Em post anterior, já expliquei como fazer o recuo.

Ex.: De acordo com Drummond (2001, p. 36): "Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida."

ou

De acordo com Drummond (2001, p. 36):

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor. Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.

ou pode citá-lo ao final no recuo: (4cm a partir da margem esquerda)




Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor. Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.. (DRUMMOND, 2001, p. 36)

Não deixe de citar o autor para não ser acusado de plágio. Tente parafrasear o máximo possível e/ou tentar explicar com suas palavras o que você entendeu do texto.

OBS.: Para uma melhor visualização, veja o print no link:

http://sosmonografia.blogspot.com/2009/02/errata.html


Grata!