ou
Lista de erros com natureza tipográfica ou não com as devidas correções, indicando-se as páginas e ou linhas em que aparecem. É impressa em papel avulso, com a referência da publicação e deve ser inserida como encarte após a folha de rosto
ou
Embora seja uma parte opcional no trabalho, a errata pode ser uma ferramenta valiosa para compensar algum escorregão que passou pelo processo de impressão. Ela deve ser posicionada logo depois da folha de rosto. Para localizar o erro é preciso usar uma referência em que se informe a página e a linha onde se encontre o erro. Em seguida expõe-se o texto da errata e imediatamente ao lado a correção.
Ex.:
Folha Linha Onde se lê Leia-se
32 3 publiação publicação
No caso de você usar uma frase de um autor e não citá-lo, não pode fazer uma errata. Será considerado plágio. No entanto, você tem algumas opções:
1) Explicar na banca o seu erro antes que seja "descoberto" e pedir pra
fazer o ajuste antes da entrega final (monografia já encadernada);
2) Pedir orientações ao seu orientador e perguntar como arrumar o seu erro;
3) Assumir o seu erro e ajustá-lo às normas.
Não esqueça!! Se copiar uma frase de até 3 linhas, inclua a frase no texto corrente entre
"aspas" e se for mais de 3 linhas, faça o recuo de 4 cm com fonte 10, a partir da margem esquerda. Em post anterior, já expliquei como fazer o recuo.
Ex.: De acordo com Drummond (2001, p. 36): "Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida."
ou
De acordo com Drummond (2001, p. 36):
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor. Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.
ou pode citá-lo ao final no recuo: (4cm a partir da margem esquerda)
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor. Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.. (DRUMMOND, 2001, p. 36)
Não deixe de citar o autor para não ser acusado de plágio. Tente parafrasear o máximo possível e/ou tentar explicar com suas palavras o que você entendeu do texto.
OBS.: Para uma melhor visualização, veja o print no link:
http://sosmonografia.blogspot.com/2009/02/errata.html
Grata!
eu fiz uma citação indireta e esqueci de colocar a referência. Foi a autora que mais citei, sempre fazendo referência, porém percebi que uma fiz uma citação indireta e não fiz referência a autora.
ResponderExcluir