O referencial teórico é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.
Para a elaboração do referencial teórico, são sugeridos nove passos:
(1) Defina o assunto da sua pesquisa.
(2) Reúna a bibliografia. Comece com pelo menos 20 referências para ter uma visão panorâmica sobre o assunto.
(3) Dê uma olhada inicial nas referências e identifique a estrutura hierárquica do assunto de pesquisa. A estrutura hierárquica vai do assunto mais geral ao mais específico.
(4) Leia a bibliografia reunida com atenção e liste as idéias principais.
(5) Identifique as idéias principais a serem aproveitadas em seu trabalho. Não se esqueça de indicar as fontes de cada idéia.
(6) Rotule todas as idéias para facilitar sua referência futura.
(7) Organize as idéias em seções (normalmente entre 3 a 4 seções deverão aparecer) e subseções (em geral, 3 ou 4 subseções para cada seção).
(8) Escreva o referencial teórico seguindo a sequência hierárquica de apresentação dos assuntos. Dê preferência a idéias abordadas por diversos autores.
(9) Conclua o referencial teórico identificando as principais idéias discutidas no seu texto e apontando para as questões de pesquisa em aberto na literatura.
1. Escolha da Área de Pesquisa e Assunto
A área de pesquisa corresponde ao seu campo de investigação. Normalmente a área de pesquisa é mais específica do que a sua área de estudo. Exemplos de áreas de pesquisa são “estratégia de operações”, “controle de qualidade” e “aprendizagem organizacional”.
A área de pesquisa corresponde ao seu campo de investigação. Normalmente a área de pesquisa é mais específica do que a sua área de estudo. Exemplos de áreas de pesquisa são “estratégia de operações”, “controle de qualidade” e “aprendizagem organizacional”.
Os benefícios da especialização em uma área de pesquisa são: (i) estar a par com os desenvolvimentos mais recentes naquele campo, (ii) fazer um trabalho de pesquisa mais relevante e focalizado, e (iii) balancear integração e continuidade ao longo de diversos projetos.
Cada projeto de pesquisa deveria explorar um assunto dentro da área de pesquisa, por exemplo: “formulação da estratégia de operações dentro de uma empresa de serviços”, “utilização de projeto de experimentos no controle de qualidade” ou “aprendizagem no desenvolvimento de novos produtos”.
2. Fontes Bibliográficas
As principais fontes a serem consultadas para a elaboração do referencial teórico são: artigos em periódicos, livros, working papers, teses, dissertações e artigos em congressos.
Artigos de Periódicos Científicos – use como base artigos em periódicos científicos de renome e com comitê de revisores.
Artigos em revistas (Veja, Exame, e outras revistas sem comitê científico de revisores),
jornais e material de divulgação comercial não devem ser usados em dissertações de mestrado, a não ser que tragam alguma informação indispensável ao trabalho.
Artigos científicos podem ser encontrados de duas maneiras (principalmente): (i) procurando em base de dados como o portal da Capes (ver dicas de uso com a bibliotecária da EE) e (ii) analisando a bibliografia usada em outros estudos sobre o assunto que você já conheça.
Livros – use livros acadêmicos sobre o assunto de pesquisa. Evite livros (i) para praticantes (literatura “de aeroporto”), (ii) livros-texto (apesar de muitos serem úteis na consolidação de aspectos básicos de seu trabalho), (iii) livros de circulação restrita, tais como apostilas ou cadernos informativos.
Working papers – os working papers são artigos em fase de elaboração, disponíveis mediante solicitação feita diretamente à secretaria do curso de pós-graduação onde o autor atua. Working papers costumam conter os avanços mais atualizados sobre uma determinada área de interesse. Solicite working papers de autores conceituados ou mesmo centros de estudos ou universidades conhecidas pela excelência na pesquisa sobre o seu assunto de interesse (lembre que working papers são artigos que ainda não foram publicados; em geral, a única maneira de obtê-los é por solicitação direta junto aos autores). A Internet facilitou a obtenção de working papers. Por exemplo, pós-graduandos interessados na área de logística e no assunto gestão da cadeia de estoques, podem fazer uma busca na Internet sobre o assunto e serem direcionados a centros de excelência. Estes centros costumam dispor de uma série de working papers com os mais recentes resultados das pesquisas neles elaboradas. Um exemplo pode ser encontrado no site www.iems.nwu.edu/supplychain. Veja a lista de working papers (papers submetidos para publicação) ali listados. A maioria destes papers pode ser obtida diretamente com o autor, mediante solicitação por email.
Artigos em congressos – busque por artigos em conferências ou congressos nacionais e internacionais de renome. Utilize preferencialmente artigos recentes (de até três anos atrás). Artigos de congresso apresentam qualidade bastante irregular. Muitas vezes, só servem como fontes bibliográficas para obter referências a outros autores. Artigos de congresso costumam ser publicados em CD-ROM, contendo mecanismos eficientes de busca que podem agilizar sua pesquisa. A Abepro (www.abepro.org.br) dispõe, para comercialização, os Anais dos últimos Congressos Nacionais de Engenharia de Produção (ENEGEPs). Este material pode ser utilizado para dar uma partida rápida na sua busca por artigos.
Teses e dissertações – busque teses e dissertações concluídas em universidades reconhecidas. Em particular, investigue as teses e dissertações desenvolvidas na Engenharia de Produção da UFRGS. Atualmente, os bancos de teses e dissertações se multiplicam e é fácil o acesso a esse tipo de publicação via download. Porém, cuidado para não copiar a estrutura e conteúdo da revisão elaborada por outros alunos. Isso seria um erro grave.
3. Estrutura do Referencial Teórico
A apresentação do referencial teórico deve seguir a sequência dos tópicos pesquisados, não dos autores pesquisados. Dentro de cada tópico, organize a sua apresentação. O segredo de uma boa revisão da literatura é o planejamento. No caso de uma dissertação de mestrado, a revisão da literatura costuma ter 35 a 40 páginas.
Primeiro, planeje quais os tópicos serão abordados (seções, com cerca de 10 páginas); depois, planeje como esses assuntos serão apresentados (sub-seções, com cerca de 3 páginas) e, por fim, organize as idéias que serão lançadas em cada subseção (parágrafos concatenados desenvolvendo cinco ou seis idéias).
Exemplos de seções e subseções:
2.1. Modelos de satisfação do cliente
2.1.1. Satisfação de clientes: conceitos e terminologia
2.1.2. Modelos propostos na literatura
2.1.3. Críticas aos modelos propostos
2.2. Pesquisa de Marketing
2.2.1. Uso da pesquisa de marketing
2.2.2. Etapas da pesquisa de marketing
2.2.3. Condução da pesquisa e apresentação dos resultados
2.1. CONCEITOS DE MANUTENÇÃO
2.2. Conceitos de confiabilidade
2.3. Manutenção centrada em confiabilidade
2.3.1. Apresentação da MCC (o que é e quais as suas vantagens)
2.3.2. Implementação da MCC (como é implementada)
2.3.3. Aplicações da MCC (relatos de aplicações e resultados obtidos)
Evite apresentar a revisão da literatura no formato ficha de leitura (isto é, o Autor A disse isso, o Autor B disse aquilo, o Autor C disse outra coisa, etc.). Encontre os pontos de concordância e divergência entre os autores e conte a história da pesquisa. Um exemplo de texto do tipo “ficha-de-leitura” é:
Segundo Shingo (1996), a idéia central do Sistema Toyota de Produção é promover um fluxo harmônico dos materiais entre os postos de trabalho, produzindo componentes nas quantidades e nos momentos em que são necessários. Para tanto, a comunicação entre postos de trabalho deve ser promovida de forma eficiente.
Para Ohno (1994), o Sistema Toyota de Produção pode ser resumido como “produzir nas quantidades certas e no momento em que as partes são necessárias”. O autor frisa a importância do fluxo de informações entre os trabalhadores nas diferentes células ou postos de trabalho.
Observe como os dois autores estão dizendo essencialmente a mesma coisa, apesar de manifestarem suas idéias de maneira diferente. O seu trabalho como pesquisador é compreender qual a idéia central, identificar os pontos divergentes e pontos em comum entre os autores e escrever de forma clara e objetiva. Os parágrafos acima poderiam ser resumidos da seguinte forma:
A idéia central do Sistema Toyota de Produção é promover um fluxo harmônico de materiais entre os postos de trabalho, produzindo componentes nas quantidades e nos momentos em que são necessários. Neste sentido é importante promover um fluxo eficiente de informações entre trabalhadores nas diferentes células ou postos de trabalho (SHINGO, 1996; OHNO, 1994).
Veja como o texto fica mais fácil de ler, contendo as idéias comuns a ambos os autores expostas de maneira direta, sem repetições. Além disso, os parágrafos não iniciam com Segundo Ohno (1994) ou Para Shingo (1996), ou De acordo com Shingo (1996), que são formas não muito elegantes de redação.
Para facilitar a organização da redação, construa uma matriz com a lista de tópicos nas linhas e autores nas colunas, para entender a relação entre estes elementos. Por exemplo:
4. Seções da Revisão: Estrutura do Texto
A revisão da literatura deve ser estruturada de forma a desenvolver o assunto de seus conceitos mais genéricos para assuntos mais específicos. A sequência da apresentação é, normalmente, a seguinte:
a) Conceitualização e utilidade: o que é o assunto, sobre o que você está falando (qual aspecto do assunto é de seu interesse), quem criou os conceitos que você está utilizando, quais são os principais pesquisadores sobre o assunto, quais são as principais idéias ou abordagens disponíveis na literatura sobre o assunto. Quais são os benefícios e riscos da adoção da idéia (método, técnica, etc.). Em quais situações a idéia deveria ser implementada. Quais são as vantagens e desvantagens da idéia, comparada a outros conceitos.
b) Implementação: como a idéia pode ser colocada em prática. Quais variáveis deveriam ser consideradas na implementação. Quais recursos e competências são necessários para tanto.
c) Resultados reportados: quem utilizou a idéia (método, técnica, modelo), em que contexto ela foi utilizada e quais resultados foram obtidos na prática.
A idéia é localizar o leitor quanto ao assunto, apresentando o estado-da-arte disponível na literatura. Veja como livros-texto não vão ser muitos úteis neste contexto. Para reportar o estado-da-arte sobre o assunto, você certamente vai ter que considerar artigos em periódicos e artigos em congressos.
5. Referenciando obras no texto da revisão
Existem três estilos básicos de referenciação de obras em textos científicos:
5. Referenciando obras no texto da revisão
Existem três estilos básicos de referenciação de obras em textos científicos:
Notas de rodapé. Batman muitas vezes se sentiu mais jovem do que Robin1.
1 Waine, B., 1989, Batman was my hero. International Journal of Freudian Studies, 6 (5), 102-289.
Números entre colchetes. A polícia de Gothan City é muito ineficiente [3].
[3] Waine, B., 1969. Why Batman can never go to the beach. Proceedings from the Third International Conference of the Solitary Heroes Society, Gothan City, 102-103.
(Autor, ano) e Autor (ano): Batman é o salvador de Gothan City (WAINE, 1969). Waine (1969) disse que Robin deveria ir para a Universidade e deixar Batman combatendo o mal sozinho.
Prefira o último estilo apresentado; ele é o mais comumente utilizado em textos de Engenharia. Os dois primeiros estilos aparecem com frequência em artigos científicos, mas não em dissertações ou teses.
Veja que, quando citados ao longo do texto, os autores aparecem com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas: Ribeiro e Caten (2003) afirmaram que.... Por outro lado, quando a citação é feita entre parêntesis no final da frase, então os autores são citados em maiúscula (RIBEIRO e CATEN, 2003).
No caso de trabalhos com mais de três autores, ao longo do texto, cite os mesmos utilizando et al., abreviatura de et alli, que significa “e colaboradores”. Assim, em vez de citar, Ribeiro, Fogliatto e Silveira (2005), cite apenas Ribeiro et al. (2005). Na lista de referências ao final do texto todos os autores são explicitamente citados.
No caso de citações a autores que aparecem em outras obras, use o apud: Deming apud Ribeiro (2008) afirmou que o objetivo da gerência deve ser o de ajudar as pessoas a executarem um trabalho melhor. Apud é um termo em latim que significa “citado por”. Observa-se que, apesar de apud e et alli serem termos estrangeiros, os mesmos não precisam ser grafados em itálico, pois já foram incorporados à língua portuguesa.
No caso de citações literais, além do ano, também deve ser citada a página: Deming apud Ribeiro (2008, p.12) afirmou que “O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor”. Notem que, em português, o ponto final vai ao final (após fechar aspas).
No caso de citações longas (mais de três linhas de texto), use texto recuado de 4 cm e letra tamanho 10, conforme segue:
Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis de produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores (DEMING, 1992, p.152).
6. Reunindo Idéias
O principal objetivo de uma revisão bibliográfica é reunir idéias oriundas de diferentes fontes, visando construir uma nova teoria ou uma nova forma de apresentação para um assunto já conhecido.
Os tipos básicos de composição são (a) reunir idéias comuns, (b) conectar idéias complementares entre si, (c) comparar idéias divergentes ou opostas. Veja alguns exemplos destes tipos de composição:
Reunindo idéias comuns: Os trade-offs em operações são dinâmicos (SKINNER, 1992; NEW, 1992). Skinner (1992) e Hayes & Pisano (1996), entre outros, investigaram o papel dos trade-offs na gestão de operações.
Conectando idéias complementares: Os trade-offs em operações são dinâmicos (SKINNER, 1992; NEW, 1992) e podem ser trabalhados de forma a reduzir seu potencial de conflito em uma empresa (SLACK, 1994; HAYES, 1996).
Comparando idéias divergentes: Ainda que alguns autores afirmem a existência de trade-offs na gestão de operações (por exemplo, Skinner, 1992; New, 1992), outros observam que empresas líderes de mercado são superiores em todas as dimensões competitivas (por exemplo, Schonberger, 1986; Collins and Schmenner, 1991).
7. Erros Comuns
Errar é humano, mas a banca avaliadora de seu trabalho normalmente desconsidera este tipo de fato. Sendo assim, consulte sempre o seu orientador relativamente a possibilidade de estar cometendo algum dos erros abaixo:
· Revisão muito breve (por pressa, falta de tempo, desinteresse, etc.); obras e autores essenciais não foram incluídos no trabalho.
· Revisão construída em cima de muito poucos autores ou estudos. Normalmente, este erro ocorre em paralelo com o primeiro erro, acima.
· Áreas afins não foram abordadas (por exemplo, otimização multivariada no contexto da utilização de projeto de experimentos para melhoria de processos; outro exemplo, custos das transações e logística no contexto de gestão da cadeia de suprimentos).
· Referências incompletas ou erradas, indicando que você na realidade não conseguiu encontrar um fio condutor nas obras que consultou.
· Ausência de tabelas, modelos ou qualquer tipo de resumo dos assuntos e autores principais revisados na literatura – você deve sempre tentar facilitar a vida do leitor, oferecendo resumos ou esquemas que ajudem a entender o assunto que está sendo abordado.
· Ausência de uma seção de conclusões que reúna as idéias principais abordadas no texto.
· Má organização do material: revisão com seções muito curtas (com um ou dois parágrafos, apenas), com repetição de idéias (o estilo “ficha-de-leitura”), ou sem uma estrutura ou lógica identificável de apresentação.
8. Outras Recomendações
O referencial teórico deve ser ao mesmo tempo completo e enxuto. Você deve revisar todos os estudos e autores relevantes diretamente relacionados ao seu assunto principal. Após a leitura, deve apresentar as idéias principais em cerca de 35 páginas.
Dê prioridade a obras recentes (artigos ou livros com mais de 10 anos de idade costumam estar desatualizados). Contudo, evite o excesso de apud. Se as obras principais são mais antigas, você deve lê-las.
Dê prioridade (nesta ordem) a: (i) artigos publicados em periódicos internacionais; (ii) artigos publicados em periódicos nacionais reconhecidos (na área de Engenharia de Produção, podem ser citados: Revista Produção, Gestão & Produção); (iii) livros publicados por bons editores; (iv) teses e dissertações, (v) anais de conferências internacionais; (vi) anais de conferências nacionais.
Nunca “interprete” ou “adapte” idéias de outros autores para que elas fiquem parecidas ou reforçem as suas. O referencial teórico apresenta as idéias da literatura. Nos próximos capítulos, você terá espaço para apresentar as próprias idéias.
Evite citações literais, a menos que sejam realmente necessárias. O excesso de citações literais significa que você não se deu ao trabalho de sintetizar, conectar, reunir idéias de diferentes autores.
9. Estilo de Redação do Trabalho
Seguem algumas instruções que podem ajudar na redação de seu trabalho.
NUNCA copie material (texto, figuras, tabelas) de terceiros sem referenciar. No caso de texto, evite cópias literais, pois elas devem vir entre aspas ou com parágrafo diferenciado, o que atrapalha muito a fluidez do texto. Leia os textos que contêm o material a ser explicado com atenção, coloque os livros de lado, e gere sua própria explicação escrita. Quando as idéias coincidirem com aquelas de algum dos autores, referencie o autor. Lembre: plágio é crime. Tome muito cuidado com isso.
Escreva com frases curtas e objetivas. Evite parágrafos com somente uma frase. Elimine palavras desnecessárias, especialmente adjetivos. Use uma narrativa impessoal, formal e direta. Use um bom vocabulário, evitando metáforas, gírias, palavras obscuras ou complexas e informalidades. Dê preferência a palavras curtas.
Faça um “esqueleto” do que você irá escrever, especificando os conteúdos, parágrafo a parágrafo (lembre: um parágrafo não deve conter mais do que um assunto; um assunto, todavia, pode-se estender por diversos parágrafos). Sabendo o roteiro do que deverá ser escrito, a redação sairá muito mais fácil.
SEMPRE tenha um esquema dos assuntos a serem discutidos por parágrafo no texto. Caso contrário, você vai acabar se perdendo e gerando um texto de má qualidade. Evite parágrafos de uma só frase. Um parágrafo é um conjunto de frases concatenadas, discorrendo sobre o mesmo assunto.
Ao escrever um parágrafo ou frase, releia e pergunte-se: isto está claro? Todo o conhecimento necessário para entender este parágrafo já foi introduzido? Não estou usando jargões que ninguém mais vai entender? Não estou usando iniciais que não defini previamente? Em suma, leia o texto com os olhos de alguém que está tentando aprender com o material exposto. É assim que a banca avaliadora vai ler o seu trabalho.
Caso algum parágrafo não traga referências, subentende-se que você tenha inventado tudo o que está escrito ali. Normalmente, esse não é o caso. Sendo assim, acrescente pelo menos uma referência por assunto ou parágrafo (exceto nos parágrafos que contenham resumos e conclusões, elaborados por você mesmo).
O número mínimo de referências em uma dissertação de mestrado está na volta de 30 a 40 obras. Deste número, pelo menos metade devem ser artigos provenientes de periódicos científicos ou de anais de congresso. Não escreva seções inteiras baseadas em uma única referência; utilize pelo menos três, mesmo que elas digam essencialmente a mesma coisa. É preciso que seja demonstrado ao leitor um certo esforço de pesquisa.
Figuras copiadas devem ser referenciadas. Se forem copiadas iguais ao original, após a legenda, coloque (Fonte: Fogliatto et al., 1998), por exemplo. Se forem adaptadas (traduzidas ou modificadas de alguma forma), coloque, após a legenda, (Adaptado de Fogliatto et al., 1998).
Evite afirmações pessoais (“achismos”), superlativos (exageros de qualquer espécie) e informalidades. O texto técnico deve ser neutro e, obviamente, o mais técnico possível.
Evite notas de rodapé. Normalmente, o que está sendo dito no rodapé pode ser introduzido, entre parênteses, no texto. Caso não possa, você provavelmente está desviando do assunto principal, coisa que não deveria acontecer.
Evite o uso de listas. Listas são usadas em apostilas e livros-texto. Teses e dissertações devem privilegiar o uso de parágrafos concatenados.
[ Adaptado por José Luis Duarte Ribeiro a partir de texto original elaborado
por Flavio Fogliatto e Giovani da Silveira]
Usar imagens, gráficos e algo que utilize a opção gráfica é aceita nas referências teóricas?
ResponderExcluirOlá, desculpe pelo atraso, mas algo aconteceu e só agora vi a sua mensagem. Então... sim, você pode usar imagens, gráficos, tabelas, etc - desde que seja relacionado ao assunto - que contenha informações relacionadas ao autor que você usa, a algo que você está citando. Caso seja uma pesquisa de campo, geralmente é utilizado gráfico e tabela no capítulo de metodologia de pesquisa e apresentação do levantamento dos dados!
ExcluirMuito boa explicação. O marco teórico é o ponto principal para a elaboração de um trabalho de monografia ou artigo.
ResponderExcluirMuito obrigada! :)
ExcluirFantástico.
ResponderExcluirObrigada Luana Rebouças! :)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirObrigada! :)
ExcluirQue post maravilhoso. Amei esse blog. Vai me ajudar muito.
ResponderExcluirMuito obrigada, fico feliz em estar ajudando! bjos :)
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirÓTIMA EXPLICAÇÃO...muito obrigado.
ResponderExcluirÓtima explicação, muito obrigado por colaborar com o meu aprendizado...
ResponderExcluirFico feliz em ajudar e poder colaborar com o aprendizado de todos. Bjos :)
ExcluirYhanne,
ResponderExcluirGostei da sua explicação, mas fiquei com uma pequena dúvida!!!
Como faço para iniciar o referencial teórico, pois tentei enxergar aqui, mas não vir um exemplo. Será que pode mostrar ou indicar um?
Desde já gradeço pela atenção, obrigado!!!
Leonardo Cardoso, não tem como eu te dar um exemplo de referencial teórico. Geralmente ele depende do seu tema, do seu objetivo geral, dos objetivos específicos (pelo menos 3) e da sua pergunta de pesquisa, entende? Vou tentar dar um exemplo simples:
Excluir1) Tema: A importância da Vitamina E para o Organismo (inventei agora)
2) Pergunta de pesquisa: qual a importância da vitamina E para o organismo?
3) Objetivo geral: Esclarecer sobre a importância da vitamina E ao organismo e o que a falta delas pode ocasionar.
4) Objetivos específicos: a) Apontar as funções da vitamina E; b)Onde encontrar a vitamina E; c)A importância da vitamina E ao organismo
Com os objetivos específicos em mente, você vai agora separar livros/artigos científicos dos assuntos que você especificou e aí, comece o seu referencial teórico pelo item A (Capítulo 1), item B (Capítulo 2) e item C (capítulo 3). Por fim, faça as Considerações Finais (não se usa há muitos anos a CONCLUSÃO) sobre o que escreveu e entendeu, as Referências e ponto. Acabou! :)
Espero ter ajudado! beijo :)
muito boa e clara sua explicação!
ResponderExcluirObrigada, Barbara
Obrigada Barbara! :)
ExcluirYahnne Carla, parabéns pelo blog, parabéns pela explicação ao amigo Leonardo Cardoso...Estou em elaboração de meu referencial teórico, eu acho que ficou clara a ideia da apresentação e organização do mesmo, uma pergunta apenas para ver se eu realmente entendi cada capítulo de meu referencial teórico deve responder a cada objetivo específico definido por mim?
ResponderExcluirAbraço
Parabéns pelas explicações claras Yahanne Carla, sé me tire uma dúvida para ver se eu estou certo, então cada capítulo em meu referencial teórico eu devo responder ou fazer eminência com os meus objetivos específicos definidos por mim?
ResponderExcluirObrigado
Oi Fernando,
ExcluirEntão, é exatamente esse o ponto!
Crie 3 capítulos - cada um deles, conforme os seus objetivos específicos e que vão responder à sua pergunta de pesquisa e tratar do objetivo geral.
Veja um exemplo que dei ao Leonardo Cardoso logo acima.
Grata!
Legal, Ajudou-me muitoooo!!! Mas tenho uma dúvida: no referêncial teórico eu tenho que fazer um resumo (com referência bibliográficas e tudo)?
ResponderExcluirOlá Anônimo, o resumo não entra no referencial teórico. O Resumo é uma página separada onde você vai iniciar contando porque escolheu o tema seguido da pergunta de pesquisa, da metodologia utilizada para fazer a sua pesquisa e por fim, sua conclusão. Já o Referencial Teórico vai ser mais ou menos de 3 capítulos - onde você responde a pergunta de pesquisa junto com o objetivo geral e objetivos específicos. Aí no Referencial Teórico você vai comentar sobre tudo isso baseando-se em livros, revistas, jornais, artigo científico, etc - não se esquecendo de citar todos os autores. [ver como fazer referências].
ExcluirEspero ter ajudado.
beijo :)
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ResponderExcluirReferencial teórico é o mesmo que revisão de literatura?
ResponderExcluirMeu orientador pede apenas duas páginas
Meu tema: Dificuldades em leitura e escrita nas últimas séries do ensino fundamental
Problema: Por quê?
Obj.. práticas de alfabetização.
Olá! Sim. Referencial teórico e revisão de literatura em uma monografia é a mesma coisa. Se o seu orientador pediu somente duas páginas, significa que você está fazendo apenas o pré-projeto de monografia e não a monografia. Mas tem que melhorar o seu tema, o problema e o objetivo geral, bem como acrescentar 3 objetivos específicos.
ExcluirEspero ter ajudado!
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ResponderExcluirÉ monografia sim. A revisão vai em um capítulo a parte apenas para que saibam em quais autores nos baseamos e se condiz com o tema pesquisado. Estou muito atrapalhado muito embora ter lido seu blog tenha me ajudado. Obrigado
ResponderExcluirOi Anônimo, então tem algo errado na sua informação, pois TODO referencial teórico tem que ter PELO MENOS 35 páginas escritas.
ExcluirOlha só, se precisar de maiores esclarecimentos, me escreva para sosmonografias@live.com
beijo
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ResponderExcluirOlá.. Como faço para citar uma informação de 6 linhas de um site?
ResponderExcluirOlá! Então... tem autor no site? Se sim, faça do mesmo jeito que os outros autores, ou seja, de acordo com autor (ano de publicação), texto com recuo de 4 cm, fonte 10. Se não tem nome do autor, você coloca assim: De acordo com o site (exemplo)Wikipédia (ano): recuo de 4 cm, fonte 10. Caso não tenha o ano, você usa entre parênteses a expressão sem data (s.d.)
ExcluirEspero ter ajudado! beijo :)
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ResponderExcluirOlá Yhanne, adorei sua explanação! Parabéns
ResponderExcluirMas preciso de sua ajuda, estou de licença maternidade e minha professora de metodologia me deu um trabalho para compensar as faltas.
Ela pediu "Escrever uma revisão bibliográfica sobre o tema do seu TCC. A revisão deve ter por volta de 15 paginas e no minimo de 3 autores devem ser utilizados"
O tema do meu TCC é sobre alienação parental e a aplicabilidade da lei.
Como faço essa revisão... Aguardo resposta..
Obrigada desde já.
Olá, boa tarde!
ExcluirEu preciso que você escreva com todos os detalhes para sosmonografias@live.com.
Grata!
http://www.facebook.com/sosmonografias.carla?ref=tn_tnmn
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ResponderExcluirBom dia Yhanne Carla. Excelente, valiosíssimas suas explicações.
ResponderExcluirBom dia Gilberto Lamas,
ExcluirMuito obrigada pelo elogio.
Espero estar colaborando com todos vocês!
beijo :)
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ResponderExcluirBoa tarde Yhanne Carla!
ResponderExcluirDepois de tanto procurar uma meneira de entender como iniciar o Referencial Teorico e não achar, encontrei esse seu Blog perfeito. Parabéns!
Mas confesso que ainda tenho dúvidas.
Eu só cito a opinião dos autores confrontando a resposta ou proposta de cada um, ou eu dou a minha opinião intercalando com a citação deles? eEstou sem entender se falo com minhas palavras ou só uso as do artigo cientifico. Desde já, obrigada!
Olá anônimo, obrigada pelo elogio, mas é legal você enviar a pergunta com nome e e-mail, pois assim eu respondo mais rápido - desculpe a demora!
ExcluirCom relação à sua pergunta - Sim, você cita a opinião dos autores intercalando com sua opinião (caso você ache necessário e o seu orientador exigir) e/ou intercala com outros autores - que sejam da mesma opinião.
Espero ter ajudado.
Grata!
No caso de minha monografia, existe um esqueleto montado q fala em uma etapa "Apresentação dos dados" e outra "Análise dos dados". Os dois englobam o referencial teórico, é isso?? Mas no primeiro caso eu apenas apresentei o que os autores falaram e no segundo, dei a minha opinião. E o "desenvolvimento" seria outro capítulo ou está incluído nesses??
ExcluirMuito legal,vai mim ajudar bastante.
ResponderExcluirQue bom!!
ExcluirGrata!
boa tarde tou prepando o meu antiprojecto, mas o meu orientador disse me que devo apresentar as hipoteses, portanto preciso saber de que natureza sao as hipotes e quando se pode definir ad hipoteses?
ResponderExcluirEspero que entenda a minha questao e por favor me ajudem
Olá Anônimo, clique no link abaixo e vê se entende.
Excluirhttp://sosmonografia.blogspot.com.br/2013/07/hipoteses-em-pesquisa-de-monografia.html
Espero ter ajudado!
Muito bom seu texto, foi de grande ajuda!!
ResponderExcluirOlá Roger Levy, que bom que pude ajudá-lo.
ExcluirGrata!
é tambem achei a explicaçao ,tri massa..muitoo boua
ResponderExcluirObrigada! Fico feliz em poder ajudar! :)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite Yhanne,
ResponderExcluirÉ o mesmo que revisão bibliográfica?
Aguardo contato, obrigado.
Paulo
Olá Paulo, boa tarde!
ExcluirSim, Referencial teórico é o mesmo que Revisão bibliográfica!
Outras dúvidas, escreva para sosmonografias@hotmail.com
Grata!
Ótima matéria, obrigado pela retirada da dúvida e pelo e-mail.
ExcluirParabéns, abraço.
Paulo
Olá Yhanne.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, obrigado pela ótima qualidade e capricho nas informações do seu texto.
Talvez por insegurança, tenho dúvidas referente ao tópico 6. Preciso descrever informações teórica sobre um assunto bem difundido em minha área, mas percebi que nos livros ou em trabalhos de conclusão de curso publicados, os autores não citam a origem da definição do assunto. Todos descrevem o que é o tema sem a citação ao órgão que criou e o desenvolveu. Obviamente, há referência bibliográficas das fontes consultadas por estes autores.
Minha dúvida é ao entender de um assunto, posso escrever com as minhas próprias palavras sem fazer as citações das fontes no parágrafo a ser escrito, ou sempre preciso informar a origem daquela informação?
Grato
Maurilio Silva
Oi Maurilio, boa tarde!
ExcluirFico feliz em poder ajudar um pouquinho :)
Bom, com relação à sua pergunta... você deve SEMPRE citar a origem, o autor de duas maneiras: Se copiar o texto na íntegra, é necessário informar o sobrenome, ano e página OU... se não copiar na íntegra, mas parafrasear a ideia deste autor, basta colocar sobrenome e ano. Mas lembre-se que você também pode parafrasear a ideia de um autor,colocando a SUA interpretação do que leu! Nesse caso, pode usar [logo após a citação] um verbo, como por exemplo: "o presente autor (no caso: você)entende que..." OU "o autor do presente trabalho entende que..."
Dá uma lida aqui ---> http://sosmonografia.blogspot.com.br/2011/10/parafrase-uma-importante-atividade.html
Espero que esteja claro! Caso haja mais alguma dúvida, pode me escrever para sosmonografias@hotmail.com.
Grata!
Muito bom esse blog!
ResponderExcluirAs informações são claras e me esclareceram muitas dúvidas, apesar de ainda estar bem confusa com esse meu Projeto de Pesquisa.
Parabéns Yhanne!
Oi Pathy, bom dia!
ExcluirObrigada pelo elogio. Fico feliz em ajudar!
Se precisar de outras informações, me escreva para sosmonografias@hotmail.com.
Grata! :)
Excelente explicação,parabéns!!
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!
ExcluirGrata! :)
Carla, boa tarde!
ResponderExcluirVim deixar o meu comentário e agradecimento pelas orientações da minha monografia de Direito. Fiquei com 10 na nota final e não esqueci de colocar o seu nome nos agradecimentos.
Muito obrigado e que Deus te abençoe.
E quem precisar de suas orientações, eu recomendo!
bj
P. C. de Brasília
Caro PC, fico muito feliz com a sua nota, consideração e agradecimento!
ExcluirGrata e que Deus abençoe a todos nós!
beijo :)
muito bom seu blog, graças a Deus o encontrei!!!
ResponderExcluirMuito obrigado, aproveitei bastante sua aula. E os comentários tirei as minhas dúvidas que acabaram sendo algumas das enunciadas.
ResponderExcluirA minha monografia é de prevenção e nutrição na doença renal crônica, o assunto é bem extenso e complicado, o bom é que o assunto vai servir para meu futuro. E por falar em futuro, esta perto minha apresentação da monografia, é dia 25 de novembro 2013.Graduando em nutrição.
Desde já agradeço, meus parabéns !!!
Que legal, excelente tema!
ExcluirFico feliz em ajudar!
Grata! :)
BOA NOITE
ResponderExcluirACHEI INTERESSANTÍSSIMO O BLOG. TE PARABENIZO POR ISSO E POR SER DE GRANDE AUXILIO PARA OS QUE PRECISAM DESENVOLVER TRABALHO DE MONOGRAFIA E PROJETOS DE PESQUISA ENTRE OUTROS.
PRETENDO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE OS JOVENS QUEREREM ERMINAR A VIDA ESTUDANTIL NO ENSINO MEDIO SEM INGRESSAR NUMA UNIVERSIDADE E O PROFESSOR PEDIU UM REFERENCIAL TEORICO PELO MENOS COM 12 FONTES NAO SEI POR ONDE COMEÇAR. PODE ME DAR UMA MAOZINHA? OBRIGADA
Olha, amei o seu tema, mas pena que só consegui ler agora a sua pergunta, devo ter deixado passar, sinto muitíssimo! Espero que tenha conseguido fazer da melhor forma possível. Grande beijo! :)
ExcluirOlá... adorei as informações precisas do blog.
ResponderExcluirÉ possível que vc exponha as partes que norteiam a pesquisa? Na verdade, estou começando do final para o começo(estudo de caso para o início, entendeu?
Não tenho nada escrito e já desejo partir para a prática.
Preciso de orientações mais claras.
Obrigada. E.S.
Olá, bom dia! Sinceramente não consigo te ajudar assim sem saber o assunto da sua pesquisa, no entanto, nunca ouvi falar que alguém comece a pesquisa do capítulo 3 metodologia e depois parta para o capítulo 1 e 2 que são o Referencial Teórico. Eu particularmente aconselho TODO MUNDO sempre a iniciar da Introdução, mas os (des)Orientadores falam o contrário, nunca vou entender pq!. É a introdução que vai nortear toda monografia, todos os capítulos, pois ela é um grande resumo da monografia em si e é aí onde entram os principais tópicos como Pergunta de pesquisa, objetivos gerais e específicos, como será feita a metodologia, etc.
ExcluirParabéns, muito bom seu texto!. Se tivesse encontrado seu blog antes não teria levado dois anos pra fazer meu TCC. Leila.
ResponderExcluirMuito obrigada Leila! :)
ExcluirOlá! Desculpe a ignorância, mas nunca tinha escrito um referencial antes e agora tenho um relatório de final de curso para fazer. Então, ainda não entendo algumas coisas como: posso colocar introdução com as minhas palavras no meu referencial? Já que é sobre um relatório de estágio, posso colocar que lá no estágio foram abordados os seguintes temas e então começar a desenvolve-los? e conclusão? desde já agradeço! alini
ResponderExcluirOlá Anônimo, depende da Instituição ou do Orientador. Se eles aceitarem, do jeito que você citou, está ótimo. Eu sempre uso minhas palavras, mas corroboro com alguns autores. :)
ResponderExcluirOlá, parabéns pela iniciativa de criar um blog para ajudar tantas pessoas. Alimento minhas esperanças de um mundo melhor quando vejo pessoas com tão boas intenções como a sua! Uma pena eu não ter visto seu blog antes, uma pena mesmo. Eu estou já na fase de qualificação, mas com muita dificuldade de finalizar meu projeto, e tenho menos de 1 mês para isso. :( não queria desistir depois de tanto sofrimento cumprindo créditos de disciplinas... Estou com dificuldades e com isso tenho postergado as entregas, pedindo mais prazo, morro de vergonha, mas realmente tenho dificuldades e pelo seu blog percebi que essa dificuldade vem desde o planejamento inicial. Se eu tivesse aprendido assim desde o início, com certeza já teria qualificado. Eu não sabia nem como me organizar e ninguém orienta nesse sentido para quem acabou de entrar... uma pena. Agora estou seguindo os seus passos, tentando reescrever parágrafos, buscando outras referências para melhorar. Obrigada!!! Gostaria de saber também se eu poderia enviar o meu projeto para você verificar, fazer sugestões e corrções e dar sua opinião? (se é que você presta esse tipo de serviço, mesmo que seja pago) . obrigada!
ResponderExcluirParabéns Bárbara, adorei suas dicas, eu estava perdidinho aqui com meu TCC, meu projeto não saia do primeiro parágrafo, mas agora depois de suas explicações vou consegui fazer meu projeto sem drama. Muito obrigado!
ResponderExcluirExcelente e claras explicações.
ResponderExcluirMuito obrigado!