Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 14 de maio de 2011

Idem ou Ibidem

Idem é pronome latino - e não adjetivo, como, entre outros, considera o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - correspondente à forma nominativa neutra do masculino "isdem" (com o sentido de precisamente aquele) e à forma feminina "eadem", com idéia reforçativa, e tem tal vocábulo, em suma, o significado de o mesmo, a mesma coisa.

É usado nas citações, para indicar o mesmo autor, da mesma forma, e isso com o intuito de evitar repetições.

Sua abreviatura é id.

Por pertencer a outro idioma, ela deve ser escrita em itálico nas pesquisas de monografia, artigo científico, etc.
ibidem é advérbio latino e tem o significado de aí mesmo, no mesmo lugar.

Usado em citações, tem o sentido de na mesma obra, capítulo ou página a que anteriormente se fez referência.
Sua abreviatura costuma ser ib.
Também pode ser usado como ibid. por abreviação

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, que é o veículo oficialmente incumbido de determinar quais as palavras que integram nosso vocabulário padrão escrito, refere-a como advérbio latino, excluindo-a, desse modo, de nosso léxico normatizado.

Por pertencer a outro idioma, a rigor é palavra que, quando escrita por extenso, deve vir entre aspas, em itálico, negrito, sublinha ou com grifo indicador de tal circunstância.

Para distingui-la de idem, essas palavras são encontradas com freqüência em notas bibliográficas. Normalmente, idem significa o mesmo, da mesma forma, e ibidem no mesmo lugar; em notas bibliográficas, idem significa o mesmo autor,ibidem na mesma obra (ou na mesma página".

Nas monografias de qualquer tipo, segundo a ABNT, ambos os termos devem ser utilizados apenas quando se optar pelo sistema numérico de citação, ou seja, somente caso se escolha por fazer as chamadas dos autores ao pé da página (aliás, essa dica serve para todas as palavras em latim que se referem às citações nas monografias, com exceção de apud).

Nenhum comentário:

Postar um comentário