Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Anexos e Apêndices

Muitas pessoas não sabem a diferença entre anexo e apêndice. Vejamos agora o que significa cada um deles!

Designam-se como ANEXOS todos os textos, gráficos e documentos NÃO ELABORADOS PELO AUTOR DA MONOGRAFIA, que servem de apoio, ilustração ou suplemento do trabalho monográfico, os quais, por serem acessórios, não são inseridos no corpo principal, mas após este.

Os anexos também são numerados na sequência normal do texto. A disposição no texto fica fica da seguinte forma:

ANEXO A, ANEXO B, ANEXO C, etc.; em negrito, caixa alta e centralizado na página.

A inserção, como anexo, de leis e de julgados só é recomendável quando forem de difícil acesso (por exemplo: leis revogadas, direito estrangeiro ou julgados em maior repercussão). Não se justifica a inserção de anexos para a transcrição de leis federais vigentes ou enunciados de súmulas de tribunais superiores, por exemplo.

Os APÊNDICES têm a mesma função e seguem a mesma formatação dos anexos. A diferença é que os apêndices SÃO DOCUMENTOS ELABORADOS PELO AUTOR DA MONOGRAFIA.

A disposição no texto fica fica da seguinte forma:

APÊNDICE A, APÊNDICE B, APÊNDICE C, etc.; em negrito, caixa alta e centralizado na página.

37 comentários:

  1. Ótimo! Sanou as minhas dúvidas. Sem o texto cometeria um erro em minha monografia.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar. Desculpe pela demora no agradecimento.

      Grata! :)

      Excluir
    2. FOI MUITO ÚTIL MESMO. VALEU DEMAIS

      Excluir
  2. Olá, Yhanne

    Apenas para Parabenizar por sua iniciativa em apresentar o caminho das pedras a tantos alunos.

    Em função do conjunto de informações apresentado, tomei a licença de criar um link desta página para o meu site, como forma de auxiliar o desenvolvimento da pesquisa de meus alunos.

    Desde já, está convidada a fazer uma visita ao site tb:

    www.rodrigomarchesin.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, boa tarde!
      Você ainda mantem o seu site?
      Fico feliz em ajudar. Desculpe pela demora no agradecimento.

      Grata! :)

      Excluir
  3. Valeu pela dica. Estou a dois dias para entregar meu TCC, e quase fiz besteira sobre esses itens. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o seu TCC tenha ficado ótimo!
      Fico feliz em ajudar.
      Desculpe pela demora no agradecimento.

      Grata! :)

      Excluir
  4. Caso tenha apêndice e anexo, qual é a ordem? Qual deve entrar antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui a lista dos elementos de uma monografia por ordem: http://sosmonografia.blogspot.com.br/2009/02/elementos-de-uma-monografia.html

      Excluir
  5. Respostas
    1. Primeiro ANEXO e depois APÊNDICE. SE você clicar neste link, vai ver a ordem correta dos elementos de uma monografia.

      http://sosmonografia.blogspot.com.br/2009/02/elementos-de-uma-monografia.html

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. cara, entendi tudo, muito obrigada, cara tirei 10 depois de ler essa informaçao foi muito util, muito obrigada, to ate emocionada aq, vei, na bora, vcs sao demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro ANEXO e depois APÊNDICE. SE você clicar neste link, vai ver a ordem correta dos elementos de uma monografia.

      http://sosmonografia.blogspot.com.br/2009/02/elementos-de-uma-monografia.html

      Espero ter ajudado! :)

      Excluir
  7. Que bom! Fico muito feliz em poder ajudar e mais ainda por lembrarem de vir aqui agradecer, acho isso muito legal. Obrigada pelo carinho! beijo! :)

    ResponderExcluir
  8. Eu lí que os Apêndices aparecem após às referências e os Anexos aparecem apó os Apêndices, e nesse caso está sabido que os Apêndices veêm primeiro.

    ResponderExcluir
  9. O questionários e resultados da pesquisa elaborada por mim vão tudo em Apêndice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafah, boa tarde!

      Não! Questionário e resultados da pesquisa fazem parte do capítulo que se chama Metodologia. Nesse capítulo você vai explicar que tipo de pesquisa vai fazer (o seu me parece bibliográfica e de campo), citando um ou mais autores; os instrumentos utilizados (questionário e/ou outros); procedimentos e resultados. Geralmente é o capítulo 3 - o último!

      Espero ter ajudado! :)

      Excluir
  10. Obrigada pela dica.
    Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  11. O T.C.L.E deve vir como apêndice? Sempre coloquei o roteiro do questionário no anexo, o qual estava com o nome errado, já que era documento produzido por mim mesma. Em que parte da metodologia devo colocar as perguntas da entrevista e/ou do questionário? Você poderia falar também um pouco sobre marco teórico. Gostei muito do seu blog. Abraço. Leila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deve ser colocado no Apêndice. Com relação à Metodologia, existe um capítulo só para ele e a entrevista deve ser colocada em PROCEDIMENTOS. bjos

      Excluir
  12. Olá... Como fazer a citação de uma determinada resposta de uma entrevista transcrita que está no meu apêndice A por exenplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis Abreu, bom dia!
      Não sei se entendi muito bem... vou tentar: Se a entrevista está no apêndice, aí vai ter que ter as perguntas e as respostas de cada pessoa que você entrevistou. Pode apenas colocar [exemplo]: Pergunta 1: qual o seu nome? Na outra linha: Resposta Pessoa X: Meu nome é João Antonio.
      Não precisa ser citação. Citação é somente no meio do texto, no referencial teórico.

      Seria essa a sua pergunta?

      Grata! :)

      Excluir
  13. Ola boa noite. Pesquisa de mercado serve como apendice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphael. Pesquisa de mercado pode, desde que seja relevante ao tema e o Orientador aceitar! :)

      Excluir
  14. Obrigado pela dica... meu ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  15. Ola
    Quero falar que sua postagem está perfeita.
    Estou terminando meu tcc e tenho um questionário para colocar como apêndice. Onde coloco? depois da bibliografia, antes? tenho que colocar no sumário?
    Tiago

    ResponderExcluir
  16. Monografia de Engenharia: seria necessário a inserção como anexo das documentações que das peças (por exemplo placas eletrônicas e sensores) na minha monografia, pelo meu orientador tanto faz, para uma pessoa que não entende eletrônica não vai entender mas se algum dia alguém quiser recriar o protótipo vai estar lá arquivado.

    ResponderExcluir
  17. Excelente. Tirou minhas dúvidas e contribuiu para a construção do meu trabalho.
    Indicarei a outras pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite. Tenho uma dúvida.. estou formatando um tcc que terá anexos, entretanto, estes anexos são em arquivos DIGITALIZADOS, ou seja, não consigo numerá-los !!!!
    Então por exemplo, digamos que a numeração do Anexo A seja 20 e o anexo digitalizado contenha 5 páginas, devo iniciar o Anexo B na fl. 26 (contando os arquivos digitalizados que não tem como possuir numeração) ou sigo como fl. 21 ?

    ResponderExcluir
  19. BOM DIA. UM CÓPIA DE UMA DETERMINADA PLANILHA ADQUIRIDA ATRAVÉS DA EMPRESA QUE ESTOU FAZENDO MEU TCC A RESPEITO. COMO COLOCAR A INDICAÇÃO "ANEXO A" NESTA CÓPIA PARA ANEXA-LA AO TCC?

    ResponderExcluir
  20. As informações dadas no apêndice (questionários, fotograficas, termos...) Devem ter chamada no corpo do trabalho

    ResponderExcluir
  21. olá, fotos tiradas em um estagio escolar é inserido como anexo ou apêndice, muito obrgado, alex

    ResponderExcluir
  22. Onde devo colocar as imagens apêndice ou anexo?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia! Portanto fica atras da discussão? O anexo deve estar presente no índice? Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Yhanne.
    Confirmando fica após a Discussão ? o Anexo deve estar presente no Indice?

    ResponderExcluir
  25. Não foram produzidos por mim, os coloquei em anexos,mas tive que transformar o Layout por orientação do dono do material (para não expôr a empresa usada). Neste caso, coloco em anexo ou apêndice?

    ResponderExcluir
  26. Como devo expor um questionário aberto no TCC?

    ResponderExcluir