Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Pesquisa quanto ao método ou abordagem

A pesquisa obedece, geralmente a um ou dois métodos:

- método quantitativo.

- método qualitativo;

Tais métodos têm características diferentes, mas têm caráter complementar, não excludente.

Há autores (Ludke e André, 1999) que afirmam que uma pesquisa não seria somente quantitativa, pois na escolha das variáveis o pesquisador estaria operando com aspectos qualitativos.

Método quantitativo

É mais utilizado em pesquisas de ciências naturais.

Emprega medidas padronizadas e sistemáticas, reunindo respostas pré-determinadas, facilitando a comparação e análise de medidas estatísticas de dados, sendo facilmente apresentada em pouco tempo, de aplicação recomendável nos seguintes casos:

- categorias de análise não pré-determinadas;

- estudo das questões com profundidade;

- avaliação de informações sobre menor número de fenômenos em estudo;

- descrição detalhada sobre os fenômenos observados.

Método qualitativo

É mais apropriado a pesquisas da área das ciências sociais.

É baseado na interpretação dos fenômenos observados e no significado que carregam ou significado atribuído pelo pesquisador dada a realidade em que os fenômenos estão inseridos. Considera a realidade e particularidade de cada sujeito objeto da pesquisa. O processo é descritivo, indutivo, de observação que considera a singularidade do sujeito e a subjetividade do fenômeno, sem levar em conta princípios já estabelecidos. Permite generalizações de forma moderada, posto que parte de casos particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário