População é o universo a ser pesquisado. Amostra é parte de um universo, é a parcela de população de sujeitos selecionada segundo conveniência da pesquisa.
Sujeito é aquele que será investigado; indivíduo é o sujeito na sua singularidade; entrevistado é o sujeito abordado e entrevistado pela técnica de pesquisa.
As amostras variam de tamanho segundo critérios específicos de seleção de sujeitos. Podem ser tipificadas como:
- “amostragem por saturação”: os sujeitos são escolhidos por homogeneidade e é fechada quando as informações passam a ser repetitivas;
- “bola-de-neve”: estudos aprofundados dos sujeitos, que acrescentam informações até atingir o estágio suficiente à estruturação e organização da pesquisa;
- “amostragem por variedade de tipos”: sujeitos são selecionados por critérios de homogeneidade eleitos pelo pesquisador, com número fechado de informantes.
Quanto aos tipos, a amostra é classificada nas seguintes categorias:
1) Amostragem aleatória simples
De difícil aplicação, pois despreza o conhecimento prévio da população que o pesquisador possa ter.
2) Amostragem sistemática
Se assemelha à amostragem simples, devendo ser aplicada somente nos casos em que seja possível identificar previamente a posição de cada elemento em uma população ordenada.
3) Amostra estratificada
É a seleção de uma amostra de cada subgrupo de uma determinada população.
4) Amostra por conglomerados
Aplicável no caso de pesquisa em famílias, quarteirões, organizações, ou seja, é recomendável quando a população a ser pesquisada é composta de todos os elementos da população.
5) Amostragem por cotas
É aplicável para o caso de população com quantidade elevada de elementos, em que há necessidade de pesquisa de quotas da população.
Obrigada!Essas informações formam muito úteis para o trabalho que estou fazendo
ResponderExcluireu gostaria de saber, qual o minimo da amostra aceite na monografia.
ResponderExcluir