Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Referências

Conjunto padronizado dos elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual (NBR 6023/2003). A lista de referências deve conter apenas as obras efetivamente citadas na confecção do trabalho.

Bibliografia consultada

Bibliografia consultada é a relação completa das fontes utilizadas pelo autor, como subsídio para a elaboração do trabalho, mesmo sem alusão explícita no texto.

Embora a NBR 14724 não inclua este item na estrutura de trabalhos acadêmicos, não há como negar o valor científico das obras, textos e estudos para a sustentação teórica do tema.

A inclusão deste elemento na estrutura do trabalho, portanto, deve centrar-se na necessidade e conveniência do autor em indicar o material bibliográfico relevante ao tema.

A relação completa das fontes deve-se encontrar ao final do trabalho, com o título BIBLIOGRAFIA CONSULTADA centralizado e as referências obedecendo rigorosamente à ordem alfabética de entrada. Utilizar entrelinha simples e espaçamento duplo entre uma referência e outra.

GLOSSÁRIO

Glossário é a relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito, utilizadas no texto, listadas em ordem alfabética, acompanhadas de seu significado.

APÊNDICE(S)

Apêndice é o documento auxiliar, elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação. É identificado por letra maiúscula, travessão e respectivo(s) título(s). A paginação deve ser contínua à do texto principal.

Na apresentação usar uma folha em branco com o cabeçalho APÊNDICE(S) centralizado no papel como divisória, na seqüência inserir os apêndices ordenados e titulados, na mesma ordem que foram citados no texto.

Ex: APÊNDICE A – Título do apêndice

ANEXO(S)

Anexo é o documento auxiliar, não elaborado pelo autor, que fundamenta, comprova e ilustra o trabalho. É identificado por letra maiúscula, travessão e título do anexo. A paginação deve ser contínua à do texto principal. Na apresentação é opcional usar uma folha em branco com o cabeçalho ANEXO(S) centralizado no papel como divisória, na seqüência inserir o(s) anexo(s) ordenado(s) e titulado(s), na mesma ordem que for (am) citado(s) no texto.

Ex: ANEXO A – Título do anexo

ÍNDICE(S)

Índice é uma lista com entrada ordenada de nomes pessoais, entidades, assuntos, nomes geográficos etc., que localizam e remetem para as informações contidas no texto (NBR 6034/2004).

Nota: não confundir índice com Sumário e Lista.

Recomendações:

· O índice deve cobrir todo conteúdo do trabalho.

Nota: São aconselhados índices gerais de autor, entidade e assunto em seqüência única.

Localização:

· O índice deve ser impresso no final do documento, com paginação consecutiva ou em volume separado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário