Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

A pesquisa em operação: marcos e métodos

Bem, entendidos os conceitos de pesquisa científica, de conhecimento e de problema, que tal estudarmos alguns marcos que diferenciam a pesquisa científica.

A pesquisa pode ser diferenciada quanto à natureza, aos métodos (ou abordagem), quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos.

E em que residiria cada uma dessas diferenças?

Vejamos a diferença das pesquisas quanto à natureza

Sob o enfoque da natureza, a pesquisa pode ser básica ou aplicada.

A pesquisa básica objetiva gerar conhecimento novo para o avanço da ciência, busca gerar verdades de interesses mais amplos (universalidade), não localizados. Não tem, todavia, preocupação com aplicação prática do resultado. Por exemplo, estudas as propriedades de determinado mineral.

A pesquisa aplicada é dedicada a geração de conhecimento para solução de problemas específicos, é dirigida à busca da verdade para determinada aplicação prática em situação particular. Por exemplo, estudar o efeito dos estilos de liderança no clima organizacional em certa empresa para melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário