Aqui eu pretendo estabelecer uma padronização do emprego dos vocábulos mais comuns, o que, por certo, será de utilidade geral para a compreensão do trabalho.
Projeto de Pesquisa: É um relatório escrito apresentado ao final da disciplina MONOGRAFIA I, no qual o acadêmico especifica o problema que pretende pesquisar, situando-o espacial e temporalmente, expõe qual é o seu marco teórico de referência (impressões iniciais sobre o problema) e indica os meios e os métodos a serem empregados.
Relatório de Pesquisa: Narração escrita, ordenada e minuciosa daquilo que foi apurado em um trabalho de pesquisa.
Monografia ou TCC – Trabalho de Conclusão de Curso: Relatório de pesquisa versando assunto específico como requisito para a conclusão de curso de graduação ou pós-graduação lato sensu.
Dissertação: Relatório de pesquisa versando assunto específico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematização e de domínio sobre o tema, como requisito para a conclusão de curso de mestrado.
Tese: Relatório de pesquisa versando assunto específico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematização e de domínio sobre o tema, abordando-o de maneira original e contributiva ao progresso da ciência, como requisito para a conclusão do curso de doutorado.
Artigo: Trabalho monográfico publicado em revista ou jornal e, por isso, geralmente de pequena extensão.
Resenha: Trabalho de síntese de obra de terceira pessoa.
Resumo: Síntese da monografia apresentada em um único parágrafo, inserida logo após o sumário, escrita na língua do texto principal.
Paper: O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário