Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Planejando a pesquisa

Agora que você já aprendeu também os tipos de pesquisa, é normal surgirem algumas perguntas tais como:

- Por onde começar a pesquisa?

- Que tema pesquisar? Qual o problema a ser investigado?

- O tema, problema e objetivos são as mesmas coisas?

Nesta etapa, você pensará em uma fase apenas da pesquisa, que é a fase decisória. As demais fases, a construtiva e a redacional, deixe-as para depois.

A fase decisória requer mais inspiração que transpiração, ou melhor, trabalho do aluno. Ou seja, é fase em que você de escolherá o tema, a definirá e delimitará o problema a ser pesquisado.

A fase construtiva diz respeito à instrumentalização, ou seja, construção de um plano de pesquisa, e à operação, que é a realização da pesquisa.

A fase redacional é a elaboração do relatório final de pesquisa. Alcança a introdução (apresentação do problema, da justificativa, do referencial teórico), o desenvolvimento (a tabulação ou organização e análise dos dados e informações obtidas na pesquisa) e as conclusões. Noutro módulo trataremos mais detidamente desta fase.

É proveitoso para o estudo apresentar algumas considerações sobre a forma de escolher o tema da pesquisa.

Há estudantes que escolhem o tema de acordo com o grau de identificação estabelecida com o assunto ao longo do curso. Isso é importante porque o aluno pesquisará assunto de seu maior interesse, para o qual tem aptidão para desenvolver o tema. Se você optou por linha temática com a qual se identifica, dedicar-se-á a assunto que lhe apraz e, por isso, é provável que o faça com entusiasmo e satisfação.

Se o aluno se interessa pelo tema, é possível que seu trabalho lhe sirva de inspiração para continuidade em outras pesquisas. Quem sabe, pode ser o nascedouro da dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Outra linha que pode guiar a escolha do tema é a possibilidade de a pesquisa contribuir com sua empregabilidade. Não raro, alunos adultos cursam pós-graduação em busca de especialização para melhorar sua competitividade profissional. Assim, pesquisar tema correlato a sua atividade, que você considera fator crítico de sucesso na carreira, se afigura oportuno, pois depois que terminar o curso, você estará em níveis de desempenho profissional mais avançados.

Ou seja, se o aluno pesquisa resposta para problema que afeta a organização em que trabalha, colaborará para a busca de solução em bases científicas e embasadas em literatura aplicável à questão. Isso pode ser visto como interesse pelos problemas da empresa, melhorando, por conseqüência, sua empregabilidade.

Bem, se você já tem ponto de partida para escolher o tema, pode iniciar a pesquisa?

Não. Primeiramente, para iniciar uma pesquisa, temos que ter uma dúvida, uma pergunta sem resposta, enfim, um problema para resolver. Sem problema, simplesmente não há o que pesquisar, conforme você já aprendeu. Aliás, se diz de forma descontraída, que o problema da pesquisa é formular o problema ...

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