Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Termos para ajudar na ligação entre parágrafos do desenvolvimento dos textos

Os principais conectores, isto é, termos que deduzem ligações lógicas entre parágrafos, são de:

Adição

E…, mais…, Além disso…, Também…, Em adição…, Some-se a isto…, Somando…, Acrescenta-se também…, A propósito…, etc.

Conclusão ou consequência

Portanto…, Assim…, Dessa forma…, Conclui-se que…, Resumindo…, Então…, Por outro lado…, Ao passo que…, Recomenda-se…, Devido…, Por isso…, Por sua vez…, Dessa forma…, etc.

Semelhança ou ênfase

Do mesmo modo…, Igualmente…, Com certeza…, Possivelmente…, De muito…, De pouco…, De todo…, Bastante…, Demasiadamente…, Profundamente…, Qualquer que seja…, etc.

Tempo

Assim que…, Em seguida…, Até que…, Quando…, Por fim…, Depois de…, Antes que…, Por ora…, De repente…, De vez em quando…, A tempo…, Às vezes…, De quando em quando…, Em algum momento…, Mais adiante…, Durante…, Todavia…, Após…, etc.

Exemplificação

Por exemplo…, Isto é…, Como…, Decerto…, Provavelmente…, Por certo…, Quer saber…, Quando se fala…, O referido…, etc.

Reafirmação ou resumo

Em outras palavras…, Em resumo…, De fato…, Em síntese…, Na verdade…, Deveras…, Certamente…, Realmente…, Efetivamente…, etc.

Contraste ou concessão

Mas…, Porém…, Entretanto…, Todavia…, Ao contrário…, Em vez de…, Por outro lado…, Ao passo que…, Ora…, Talvez…, Porventura…, Ademais…, TAis cuidados…, Desde…, Enquanto…, etc.

Espaço

Ao lado de…, Sobre…, Sob…, À direita…, No centro…, No fundo…, À frente…, À esquerda…, À tona…, À distância…, À entrada…, À saída…, Ao fundo…, Ao longo…, De fora…, De lado…, Por fora…, Em frente…, Por dentro…, Por perto…, etc.

Da mesma forma, podemos utilizar vários conectores para anteceder o processo de citação textua. Os mais comuns são:

Na opinião de…, De acordo com…, Afirma…, Para…, Na visão de…, Do ponto de vista de…, Segundo…, …exemplifica…, …quando afirma…, Como caracteriza…, Em … vamos encontrar o seguinte esclarecimento…, No dizer de…, … explicita seus pressupostos…, Utiliza-se da seguinte argumentação…, Como descrito por…, Outro ensinamento de…, …alega que…, …caracteriza…, …conceitua….

Além de saber escrever o texto com parágrafos bem construídos, é importante também termos em mente a quem nos dirigimos ao escrever a monografia. Esse é um trabalho que, por várias razões, dirige-se primeiramente ao orientador/examinador, mas presumimos que possa e deva ser lido e consultado por qualquer estudioso no assunto; uma vez decidido a quem se escreve, cumpre resolver o problema de como escrever.

26 comentários:

  1. Muito bom esta me ajudando muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, a salvação *-*
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito bom e útil.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei!!!!!!!!!!!!!!!
    Muito obrigada, que Deus abençoe sua autora.



    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, de grande valia sua postagem!

    ResponderExcluir
  6. preciso de ajuda
    Analise a frase que segue: " Todos JÁ estavam exaustos com aquela situação, DESDE JÁ queriam encerrá-la.As duas expressões em destaque têm sentido de:

    ResponderExcluir
  7. Muito bom , parabéns a responsável pelo blog .

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o site , e parabéns para a responsável pela matéria , excelente conteúdo .

    ResponderExcluir
  9. Ótima matéria, tem me ajudado demasiadamente.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom MESMO! Parabéns!!!DEUS A ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado pela ajuda. Este trabalho, de fato, fez toda a diferença para elaboração da minha monografia.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela ajuda. Este trabalho de fato fez toda diferença na elaboração do meu TCC.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a matéria. De grande ajuda. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, tenho utilizado muito o seu blog para conseguir escrever o meu trabalho de conclusão de curso. Parabéns

    ResponderExcluir