Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Métodos Científicos – Parte I

Agora que você vai elaborar um trabalho acadêmico, que tal estudar o que é o método científico?

Para que serve o método científico? Em que a pesquisa científica lhe será útil?

Os conhecimentos a serem construídos nesta etapa do seu estudo serão importantes sob vários aspectos. Um, de caráter imediato, pois o trabalho que você elaborará deverá ter como base princípios de metodologia científica, que é exigência do mundo acadêmico; outro, de uma forma menos imediata, porque você poderá empregar o aprendizado em outras pesquisas e estudos, quem sabe em novas pesquisas em seu trabalho, e até aguçar a curiosidade para fazer uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Para você, o que é pesquisa científica? Para que serve?

Veja o que dizem alguns estudiosos do tema.

Galvão (2001), Bauer e Gaskel (2002) e Turato (2004) dizem que a produção do conhecimento tem caráter objetivista do mundo físico, obedece a formalismos, métodos e procedimentos aceitos pela comunidade científica. Esse caráter objetivista seria próprio das pesquisas nas ciências naturais como, por exemplo, Física, Química, Biologia, Astronomia, etc.

Dizem também os autores que a ciência é uma produção humana centrada na compreensão do mundo, alinhada a caráter subjetivista com enfoque no sujeito. Ou seja, a ciência e a produção do conhecimento consideram a interpretação de fatos observados, não somente sua explicação; os significados dos fenômenos para a relação entre os indivíduos e a sociedade, não só a verdade que encerram. O caráter subjetivista é mais apropriado a pesquisas no mundo das ciências sociais, como Administração, Economia, Sociologia, etc.

Nessa linha, você pode iniciar a produção de novos conhecimentos a partir de interpretação de fatos observados em pesquisas científicas, assim entendidas aquelas que obedecem a metodologias acolhidas pela ciência.

A pesquisa científica serve para produção de conhecimento, própria do ser humano, que constantemente busca respostas para perguntas que não foram respondidas, ou o foram de maneira insatisfatória.

As respostas, inclusive as suas, claro, podem gerar conhecimento que confirma alguma teoria, reforma-a acrescentando novos elementos, ou refuta-a diante da singularidade do que você observou.

E observe que, quando o homem pensa que encontrou respostas para tudo, mudam-se as perguntas, e nova jornada de pesquisa é empreendida.

Por isso, seu estudo, ainda que lhe pareça um lugar comum, pode ser uma pesquisa científica, que dará início a novo conhecimento, ou confirmará teoria já conhecida e consagrada por estudiosos.

Para facilitar o entendimento de pesquisa científica, que tal estudarmos o significado de cada um dos termos?

De acordo com o Dicionário Aurélio, pesquisa é: “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação e estudos, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento” (1986, p. 1320).

No estudo da metodologia científica, pesquisa pode ser conceituada como:

Conjunto de estudos sistematizados e obedientes a métodos e técnicas, para esclarecimento de uma dúvida ou problema.

Observe que a referência a “dúvida ou problema” significa algo específico, delimitado, a um objetivo determinado.

Já científica, ainda de acordo o Dicionário Aurélio, seria “relativa à ciência ou às ciências”, “que tem o rigor da ciência: método científico” (1986, p. 404).

E ciência, o que seria?

“A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao conhecimento sistemático, com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação” (Trujilo, 1974, citado por Lakatos e Marconi, 1991).

Para Salomon, (2001, p. 149), uma pesquisa ou atividade pode ser considerada científica se: produz ciência, se deriva de ciência, ou se acompanha modelo científico de tratamento.

Pesquisa científica é caracterizada como:

- procedimento baseado no conhecimento científico; ou

- procedimento sistematizado e racional que objetiva responder problemas propostos

E em que se baseariam esses procedimentos? Esses procedimentos são apoiados na observação de fatos e nas teorias já existentes e suas análises, servindo à formulação de questões sobre a realidade.

Para Demo (1996, p. 34), a pesquisa seria “um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.

Já para GIL (1999, p. 42), pesquisa científica é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário