Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dicas de Tema para Monografia

Muitas pessoas me escrevem com duvidas sobre o tema para a monografia. Olha só, antes de toda monografia, o seu Professor vai pedir um Pré-Projeto, que é nada mais, nada menos que um GRANDE resumo da sua monografia.
A primeira coisa a fazer é escolher um tema relacionado ao SEU CURSO. Tem pessoas que escolhem um tema nada a ver, como por exemplo, um aluno de Administração que fez um pré-projeto sobre “as formigas cortadeiras”. Como assim?? Oi??? E o professor dele não orientou ele até a entrega final do pré-projeto. OU seja, quando ele me ligou e eu expliquei que o tema não tinha nada a ver com o seu curso, o aluno entrou em desespero!

Gente, tem que ser um tema relacionado ao seu curso, claro!!

Então, você está aí estudando há pelo menos dois anos, que é o menor prazo de um curso, certo? Se você faz Administração, pare e pense em um tema que durante o seu curso, te deu prazer, ou deu vontade de estudar mais a fundo, ou talvez você já trabalhe na área e quer expandir os horizontes, e por aí vai. Apenas pare, pense e veja um tema que te desafie, ou, para os mais preguiçosos, escolha um tema fácil e manda ver!!

O segundo passo é ir atrás de livros e artigos científicos sobre o tema. A minha segunda monografia, do meu segundo curso, eu escolhi um tema que mexeu comigo durante todo o meu curso, só que, quando fui atrás de livros, não existia praticamente NADA sobre o assunto. Então eu tive que desistir, afinal, não sou uma Doutora para escrever com propriedade sobre o tema que eu queria.

Continuando… vá atrás do máximo de livros que você puder pegar, porque quanto mais livros, você vai conseguir escrever mais e melhor sobre o assunto. Caso não tenha livros, esqueça! Procure outro tema! Esse não é o caso por exemplo da área de Saúde e Direito, que podem ser utilizados artigos científicos.
O terceiro passo: Para escolher o seu tema, você se fez uma pergunta, exemplo: “humm… eu quero falar sobre a dificuldade da inclusão da criança portadora de Down na escola. Minha pergunta pode ser: Por que o portador de Down tem dificuldades para entrar na escola? Será que é a falta de vagas? falta professores qualificados? As escolas mantém um programa especial para estes alunos? Quais são as maiores dificuldades para a inclusão destes alunos na rede escolar?”
Lembrem-se, eu já expliquei em outros posts anteriores, todo pré-projeto, projeto e monografia precisam ter: tema, pergunta de pesquisa, objetivo geral e pelo menos 3 objetivos específicos e durante a monografia, você vai escrever sobre os temas específicos respondendo à sua pergunta de pesquisa, certo?
Continuando…. mantendo estes pensamentos, você já      1) matou o tema: “As dificuldades encontradas para a inclusão do portador de Down em sala de aula”
2) já matou a pergunta de pesquisa: “quais as maiores dificuldades da inclusão do portador de Down em sala de aula?”
3) Já matou o objetivo geral: “o presente trabalho tem o objetivo geral de apresentar as maiores dificuldades na inclusão do portador de down em sala de aula”.
4) Já matou os objetivos específicos: a) os professores são qualificados para este tipo de aluno? b) qual o papel do governo na inclusão do portador de down em sala de aula? c) a escola oferece suporte para esse tipo de aluno? d) qual é a maior dificuldade do portador de down com relação ao aprendizado?
Feito isso, agora é separar os livros que respondem a todas essas perguntas. Quanto mais livros e artigos científicos, melhor!

Agora, é só iniciar a sua monografia!

Para o caso da necessidade da PESQUISA DE CAMPO, você pode escolher por exemplo duas escolas que não aceitam o portador de down e duas que aceitam. Faz um questionário baseado nos objetivos específicos/pergunta de pesquisa/tema e aí partir para a análise e interpretação dos dados utilizando o autor que você usou no referencial teórico. Ex: A excola A diz que não tem professor habilitado para tratar o aluno Down, porque, segundo a escola, o Governo não ajuda na formação para esse professor e bla bla bla. O autor X está de acordo, quando diz que não existem programas voltados ao aluno down e bla bla bla”.

Bom… eu acho que é isso!
Se tiver alguma dúvida, me escreva aqui que eu respondo para todos entenderem ok?

Grata!

9 comentários:

  1. Tem alguma forma de entrar em contato com você para adquiri informações e ajuda? Pois gostei bastante da página

    ResponderExcluir
  2. É só escrever para: sosmonografias@live.com ou helpmonografias@hotmail.com

    Grata!

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog!!! Vai me ajudar muito!!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeita em poder ajudá-lo! Grata :)

      Excluir
    2. preciso de umtema pra monografia de historia por favor me ajuda

      Excluir
    3. Olá, me escreva para sosmonografias@hotmail.com

      Excluir
  4. Preciso fazer uma monografia e não tenho tema definido.
    faço ciencias da computação e gostaria de alguma surgestão de tema.se puderem min ajudar agradeço.
    davison_aprendiz1294@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado ajudar na escolha do tema. Você precisa focar na sua área e com um tema que tenha bastante autores/livros e que seja algo que te chame atenção ou que te fez ficar curioso! :)

      Excluir
  5. Amei seu blog !!! Me ajudou muito . Obrigada!!

    ResponderExcluir