A introdução é uma parte importante de um trabalho, seja ele de faculdade ou mesmo um livro.
É na introdução que você vai direcionar o leitor para o que vem depois, despertar sua curiosidade, mas sem ir fundo no assunto, sem os detalhes e sem a conclusão final.
Por esta razão a introdução é tão importante, porque se ela não for boa, não despertará a curiosidade e interesse de quem está lendo.
A introdução deve ser breve e objetiva, deve referir de uma forma resumida a natureza do trabalho, a sua importância e como foi elaborado, ou seja, objetivos, métodos e procedimentos seguidos.
Na introdução é preciso contextualizar o tema abordado e apresentar a tese de maneira clara, sem rodeios e de uma forma simples e rápida de ser entendida.
A introdução tem objetivo de conduzir o leitor para dentro do texto e apresentar as idéias principais.
Já se pegou comprando um livro que você queria muito e muita gente falou tanto a respeito dele e na introdução você já se desinteressou?
Pois é neste caso o autor não conseguiu chamar a sua atenção sobre o conteúdo do livro.
Uma má introdução pode destruir o seu trabalho inteiro!
Recomendamos que vocês fujam das expressões desgastadas como ”hoje em dia”, ”atualmente” e ”desde os primórdios da humanidade”.
Você deverá apresentar de forma resumida o que vai ser tratado (o tema) e de como irá ser feito.
Simplesmente isso, de forma clara sem usar subterfúgios e palavras difíceis desnecessárias.
Não esqueçam então de que é a introdução que chamará a atenção de quem estiver lendo para o conteúdo interno.
Agora mãos a obra, temos certeza que depois que vocês leram este artigo nunca mais se esquecerão de quanto uma introdução bem feita enriquece um trabalho ou faz o leitor perder o seu interesse!
Nenhum comentário:
Postar um comentário