Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Errata

A errata deve ser logo em seguida da folha de rosto, se houver erro e, encartada ou avulsa acrescida ao trabalho depois de impresso

ou

Lista de erros com natureza tipográfica ou não com as devidas correções, indicando-se as páginas e ou linhas em que aparecem. É impressa em papel avulso, com a referência da publicação e deve ser inserida como encarte após a folha de rosto

ou

Embora seja uma parte opcional no trabalho, a errata pode ser uma ferramenta valiosa para compensar algum escorregão que passou pelo processo de impressão. Ela deve ser posicionada logo depois da folha de rosto. Para localizar o erro é preciso usar uma referência em que se informe a página e a linha onde se encontre o erro. Em seguida expõe-se o texto da errata e imediatamente ao lado a correção.

Ex.:


Folha Linha Onde se lê Leia-se
32 3 publiação publicação



No caso de você usar uma frase de um autor e não citá-lo, não pode fazer uma errata. Será considerado plágio. No entanto, você tem algumas opções:

1) Explicar na banca o seu erro antes que seja "descoberto" e pedir pra
fazer o ajuste antes da entrega final (monografia já encadernada);

2) Pedir orientações ao seu orientador e perguntar como arrumar o seu erro;

3) Assumir o seu erro e ajustá-lo às normas.

Não esqueça!! Se copiar uma frase de até 3 linhas, inclua a frase no texto corrente entre
"aspas" e se for mais de 3 linhas, faça o recuo de 4 cm com fonte 10, a partir da margem esquerda. Em post anterior, já expliquei como fazer o recuo.

Ex.: De acordo com Drummond (2001, p. 36): "Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida."

ou

De acordo com Drummond (2001, p. 36):

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor. Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.

ou pode citá-lo ao final no recuo: (4cm a partir da margem esquerda)




Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor. Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.. (DRUMMOND, 2001, p. 36)

Não deixe de citar o autor para não ser acusado de plágio. Tente parafrasear o máximo possível e/ou tentar explicar com suas palavras o que você entendeu do texto.

OBS.: Para uma melhor visualização, veja o print no link:

http://sosmonografia.blogspot.com/2009/02/errata.html


Grata!

Um comentário:

  1. eu fiz uma citação indireta e esqueci de colocar a referência. Foi a autora que mais citei, sempre fazendo referência, porém percebi que uma fiz uma citação indireta e não fiz referência a autora.

    ResponderExcluir