Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Apresentação e Defesa da Monografia

Depois de escolher o Orientador e o tema para sua monografia, definir qual será a linha de pesquisa e utilizar os melhores métodos para encontrar conteúdo de qualidade, além de considerar aspectos importantes sobre sua monografia, o aluno precisa finalizar seu trabalho e apresentá-lo, fazer a defesa de seu TCC frente à banca examinadora. Este é, sem dúvidas, um dos momentos mais temidos pelo formandos, mas que pode ser uma tarefa muito simples se ele estiver bem preparado. Confira as dicas!

Neste momento final, o aluno precisa demonstrar todo o seu conhecimento sobre a monografia elaborada durante tantos meses. A banca examinadora que ver um aluno preparado e que saiba responder toda e qualquer questão sobre o seu trabalho, seja sobre a forma como foi escolhido o tema, como funciona a ferramenta utilizada, como se chegou aos resultados finais etc.

Por isso, selecionei algumas dicas muito importantes que você deve considerar antes, durante e após sua apresentação. Confira abaixo as melhores dicas para uma apresentação de TCC bem sucedida. Tome nota e use-as com moderação:

Dicas para a apresentação/defesa da sua monografia

Antes da defesa
  • Escolha um tema que você tenha facilidade em falar sobre, pesquisar, analisar etc., enfim um tema que seja fácil para você defender frente à banca. Estar à vontade neste momento é fundamental.
  • Conheça bem o trabalho elaborado, tome nota de cada ação feita durante a preparação da monografia. Na hora da defesa você precisa estar preparado para explicar qualquer coisa que seja questionada sobre seu TCC. Nunca pague para alguém fazer seu trabalho! Nunca!
  • Inclua em sua apresentação de slides apenas aquilo que é primordial para a explicação do seu trabalho. Você terá um tempo determinado para defender seu trabalho (em geral 20 ou 30 minutos), por isso não poderá se estender demais na apresentação.
  • Prepare um resumo consistente do seu trabalho, pois é em cima dele que você montará sua defesa e apresentação de slides. Estruture seu texto em tópicos, contemplando aquilo de mais importante que poderia ser dito sobre determinada parte. Mas atenção, não leia nada durante sua defesa, utilize este resumo apenas para estudo antes da apresentação.
  • Treine sua apresentação. Muitas pessoas aconselham que você treine em frente a um espelho, eu prefiro que você treine em frente às pessoas mesmo (familiares, amigos, namorada etc.), desta forma você poderá simular melhor a situação de falar para pessoas. Controle sempre o tempo.
  • Durma bem na noite anterior, descanse a mente e esteja preparado. Stress neste momento é algo totalmente dispensável, não acha?
  • Vista-se adequadamente para a ocasião, como se fosse para uma entrevista de emprego ou uma apresentação em uma grande empresa. Valorize o seu momento, transmita credibilidade, tudo que puder contar pontos a seu favor é válido, mas sem exageros, claro.
  • Chegue cedo. É muito importante conhecer o local da sua apresentação, bem como questões sobre arquivo eletrônico funcionando, notebook carregado ou com tomada próxima, iluminação, posição para falar e espaço para se movimentar. Domine todas as variáveis que puder.
Durante a defesa
  • Tenha muita calma, fique tranquilo, concentrado e tudo sairá bem. Quanto maior o seu nível de nervosismo, maior será a chance de seu cérebro te pregar uma peça, por isso mantenha a calma e faça exatamente aquilo que você treinou várias vezes.
  • Olhe nos olhos dos professores da sua banca, demonstre confiança e propriedade ao falar. Os professores costumam cobrar mais daqueles alunos que estão visivelmente despreparados para defender seu trabalho, por isso mostre que está preparado e que tem competência para estar lá.
  • Não fale mais do que você sabe. Muitos alunos acham que falando difícil terão maior nota, ledo engano. Quanto mais você usar o “embromation” pior será pra você. Explique tudo aquilo que você estudou, com propriedade. Deixe o “achismo” em casa.
  • Mantenha um vocabulário adequado, bem como gestos e postura. Mostre que você está seguro para falar, movimente-se quando puder, mas de forma confiante.
  • Nunca peça desculpas por ter esquecido algo ou gaguejado etc. (nervosismo é normal), corrija apenas os erros de conteúdo, de preferência no final da apresentação. Evite interromper sua apresentação por qualquer coisa, isso acaba com sua concentração e linha de raciocínio.
  • Mantenha um ritmo adequado de apresentação, não corra demais, não seja devagar demais, não grite e não atropele os tópicos. Com base no seu treinamento, sinta o momento e adeque seu ritmo de apresentação para que todos possam acompanhar seu raciocínio e entender o seu TCC.
Depois da defesa
  • Agradeça a atenção de todos. Mostre o quanto foi importante para você realizar esta pesquisa. Valorizar o seu trabalho e a sua experiência com ele é importante para demonstrar que você não estava brincando quando fez sua monografia.
  • Mostre que você está aberto e disponível para tirar qualquer dúvida sobre seu trabalho.
  • Não compre briga com a sua banca. Se os professores criticarem seu trabalho, seja humilde e reconheça o erro, ou discuta amigavelmente sobre sua perspectiva e também a de seu orientador.
  • Em algumas situações, a banca pede que o aluno leve o trabalho para casa e refaça algumas partes do trabalho. Sim, isso deixa qualquer aluno indignado. Mas não demonstre insatisfação perante a banca, seja humilde mais uma vez e tome isto como uma lição para seu aprendizado e não uma afronta pessoal.

[Gustavo Periard]

Nenhum comentário:

Postar um comentário