Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Como “pensar” a monografia

Com a minha experiência, eu oriento primeiro o aluno a pensar em um tema que tenha, logicamente, a ver com o seu curso. Pode ser um tema relacionado [ou não] a alguma dificuldade que ele encontrou durante o percurso do seu aprendizado.

Exemplo: um aluno faz Administração porque trabalha em sua própria empresa ou na empresa de algum parente. De repente, ele nota na empresa um problema de liderança, onde o líder não sabe conversar com os funcionários ou exibe um perfil não compatível com um líder. Assim, ele pode escolher um tema relacionado com este problema. Pode ser: O líder eficaz; como ser um líder eficaz; a motivação dos funcionários para uma boa liderança. Se for uma pesquisa de campo, o aluno pode escolher um tema mais específico, como por exemplo: a motivação dos funcionários da Empresa Xxxx.

Agora pare e pense: qual é o problema que esta pessoa está enxergando? Como motivar os funcionários de uma loja Xx ? ou Como tornar-se um líder eficaz? ou Qual o nível de motivação dos funcionários da Empresa X?

É assim que se pensa o INÍCIO de uma monografia. Você precisa primeiramente pensar num problema para que o tema surja.

Exemplo 2: um aluno de Odontologia observa no dia-a-dia vários problemas com os seus clientes. Um deles pode ser manchas nos dentes causadas pelo flúor. Então, ele pode pensar no seguinte problema: Qual o melhor tratamento para a mancha da fluorose? O tema pode ser: Qual a melhor técnica empregada para a remoção da mancha de fluorose?

Exemplo 3: um aluno de Jornalismo está assistindo à TV e, assistindo ao programa BBB – Big Brother Brasil, observa que mais de 20 milhões de expectadores ligam quase que diariamente para votar na saída de um participante. Daí ele pode pensar na seguinte pergunta de pesquisa/problema de pesquisa: Qual a influência do BBB para o Ibope de um canal ? ou Porque o BBB é um programa que chama tanta atenção do telespectador? O tema pode ser: O BBB e sua influência no dia-a-dia; ou – O BBB e sua importância para o Ibope.

Se você parar para pensar num problema, o tema virá facilmente. Mas para isso, é necessário que você pense no tema relacionado ao seu curso e ao que você vive no seu dia-a-dia!!

Um comentário: