Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Paginação da monografia [não vale para o word 2007]

Conforme NBR147424/2002, todas as páginas que compõem o trabalho, a partir da folha de rosto, são contadas, porém, somente recebem numeração a partir da primeira página do texto principal, ou seja, da INTRODUÇÃO.

A numeração é feita em algarismos arábicos, colocada na margem superior direita.

Existem duas maneiras de fazer a paginação da monografia. A mais simples é você separar as capas até o sumário e salvar em um arquivo separado com o nome [exemplo] de Capas mono. Salve em um segundo e último arquivo a página a partir da INTRODUÇÃO até o final da monografia com o nome [exemplo] mono. Assim, você pode numerar facilmente o segundo arquivo, desde que não esqueça de contar as páginas das capas.

Exemplo: da capa até o sumário temos 10 páginas. No entanto, só começa a se contar a partir da folha de rosto. Então imagine que existem somente 9 páginas. A próxima página, que é a INTRODUÇÃO será a página de número 10, certo?

A paginação deve seguir os seguintes passos: Clique no ícone INSERIR e em seguida em NÚMERO DE PÁGINAS.

image

VAi abrir uma janela e nela você clica em NÚMERO DE PÁGINA; posição INÍCIO DA PÁGINA [CABEÇALHO], EM alinhamento à DIREITA e depois em FORMATAR. E por último, clique em: INICIAR EM 10, que é a página da introdução conforme explicado acima.

Veja a figura para entender melhor!

image

Um comentário: